MAMÃO UM TESOURO AO SEU ALCANCE!!!
O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal.
Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte interna, retira-se uma polpa que depois de ralada e seca assemelha-se ao coco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras.
O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos, e é também remédio para as hemorragias renais.
As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.
O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas,verrugas e úlceras.
Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.
Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados.
Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora.
Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também
prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!
O mamão maduro é altamente digestivo (cada grama de papaína fermento solúvel contido no fruto digere 200g de proteína); tem mais vitamina C que a laranja e o limão; contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do
organismo; é diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica comido em jejum; pela manhã, faz bem ao estômago; é eficaz contra a diabete, asma e icterícia; bom depurativo do sangue;
não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.
Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a pele áspera e eliminar rugas.
Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.
Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta, traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância.
Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal pois além disso serão livres de agrotóxicos.
Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros. Eles gostam de terra boa, bem adubada. Por exemplo, com lixo de cozinha ou com uma "Boca da Terra".
O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39mg em 100gr), vitamina C e minerais importantes para o organismo.
Quanto mais maduro, é maior a concentração desses nutrientes.
Constituintes químicos do mamão, Carica papaya: papaína, ácido ascórbico, ácido cítrico, ácido hidrociânico, ácido málico, mucilagem, resina, serotonina, sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio), vitaminas A e C.
Propriedades medicinais do mamão, Carica papaya: antiinflamatória, calmante, cicatrizante, digestivo, diurético, emoliente, esfoliativa, laxativa, nutritiva.
Indicações do mamão, Carica papaya: abscessos, ameba, asma, bronquite, diabete, diurético, estômago, feridas (tratamento e cicatrização), fígado, inchaços, inflamação, olheiras, prisão de ventre, regimes de emagrecimento, rins, sarda (efélide), tosse, úlcera do estômago, vermes, verrugas.
Parte utilizada do mamão, Carica papaya: frutos, látex, sementes.
Contra-indicações/cuidados com o mamão, Carica papaya: evitar durante gravidez.
Modo de usar do mamão, Carica papaya:
- fruto "in natura", na forma de sucos, vitaminas e saladas, no preparo de doces, pudins, bebidas e sorvetes;
- látex extraído do fruto verde: em máscaras faciais (para nutrir os tecidos e suavizar a pele), na elaboração de esfoliativos, acelerando a regeneração da pele, em cremes para cutículas dos pés e das mãos e xampus;
- em cataplasmas para os olhos;
- algumas gotas do latéx em água fervida: asma e diabetes;
- sementes secas e moídas, em um chá: vermifugo;
- sementes 'in natura": ameba, bronquite, asma, diurético, prisão de ventre, inflamação;
Nenhum comentário:
Postar um comentário